Saber ser, saber conhecer, saber saber: compreendendo as vivências, saberes e as práticas pedagógicas de preceptores em um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família
Publication year: 2018
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Programa de PósGraduação Ensino em Saúde to obtain the academic title of Mestre. Leader: Alves, Thamar Kalil de Campos
A residência em saúde surge como padrão ouro para formação em serviço, caracterizada pela educação no trabalho, relaciona teoria e prática, o ensino e o serviço, sendo importante para a formação dos profissionais para o Sistema Único de Saúde. Nesse contexto, destaca-se o papel do preceptor, essencial para a formação do residente. Assim, esse estudo tem como objetivo principal compreender a atuação docente de preceptores enfermeiros em um programa de residência multiprofissional em saúde da família da Universidade Estadual de Montes Claros e como objetivos específicos: descrever a construção das políticas e organização da saúde no Brasil e a Reforma Sanitária Brasileira; compreender as principais políticas públicas e programas interministeriais de formação em saúde no Brasil; descrever a residência em saúde; compreender o ser professor; conhecer o significado de ser preceptor e descrever seus processos formativos.
Nortearam o estudo os seguintes problemas:
Como ocorre à atuação docente dos preceptores? Qual sua identidade? E quais experiências docentes formam essa identidade? O estudo foi exploratório, descritivo, qualitativo e os procedimentos metodológicos articulam entrevistas orais temáticas, desenvolvido durante o ano de 2017, além de busca bibliográfica e documental para embasamento do corpus da dissertação. Para o processo de análise de dados foi utilizado à análise de conteúdo de Bardin. Os participantes foram preceptores enfermeiros atuantes no programa de residência em saúde da família, a amostra foi por conveniência, sendo selecionadas três preceptoras de acordo com a disponibilidade para participar da pesquisa e o maior e menor tempo de atuação. Utilizou-se um roteiro semi-estruturado para coleta de dados, que ocorreu nos pólos de atuação dos preceptores, durante o turno vespertino, nos meses de novembro e dezembro de 2017, os depoimentos foram gravados e transcritos na íntegra. O projeto de pesquisa foi aprovado com parecer 2.425.790/2017. O estudo está organizado em cinco capítulos, na qual buscou-se traçar a linha histórica da saúde no Brasil, em especial, o movimento de reforma sanitária, a construção do Sistema Único de Saúde e o desenvolvimento e implementação das principais políticas e programas direcionados á formação em saúde no país. Nessa perspectiva, deu se ênfase nas Residências Multiprofissionais em Saúde e o papel docente, finalizando com as vozes dos preceptores. Conclui-se que o estudo possibilitou a compreensão da evolução da saúde no Brasil, o que resultou no Sistema Único de Saúde, sendo criadas por meio dele estratégias de formação voltadas ao atendimento e aos seus princípios, assim, a residência multiprofissional em saúde é um espaço privilegiado de produção de ensino e saúde. Ressalta-se que o papel do preceptor é essencial para a formação de profissionais críticos e reflexivos, com mudanças na visão do residente sobre si e quais caminhos ele quer seguir. Percebe-se também fragilidades acerca da formação em docência dos preceptores e ausência de preparo específico prévio para desenvolvimento desse papel, no qual foi desempenhado inicialmente por oportunidade/convite de exercer o ofício docente. Evidenciou-se por fim que o papel docente do preceptor é secundarizado em detrimento as funções administrativas e/ou assistenciais, e a sua identidade enquanto educador é perdida.(AU)
The residence in health is gold standard for in-service training, characterized by education at work, relating theory and practice, teaching and service, and it is important for the training of professionals to the single Health System. In this context, we highlight the role of the tutor, essential for the formation of the resident. Thus, this study aims to understand the teaching performance of main tutors nurses in a program of multidisciplinary residency in family health at the State University of Montes Claros and as specific objectives: describe the construction of the policies and organization of health in Brazil and the Brazilian health reform; understand the main public policies and Interministerial programmes of training in health in Brazil; describe the residence in health; understand the teaching; know the meaning of being tutor and describe their formation processes.