Publication year: 2018
Theses and dissertations in Portugués presented to the Universidade Federal do Rio de Janeiro. Escola de Enfermagem Anna Nery to obtain the academic title of Mestre. Leader: Oliveira, Alexandre Barbosa de
Introdução:
Em janeiro de 2011 diversos estabelecimentos de saúde da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro colapsaram, em função dos efeitos do desastre socioambiental que atingiu drasticamente diversos municÃpios. Profissionais de Enfermagem da principal unidade hospitalar do MunicÃpio de Nova Friburgo atuaram no atendimento caótico à s centenas de cidadãos afetados. Inúmeros foram os desafios enfrentados por esses profissionais, especialmente relacionados à sua preparação prévia para responder à quela demanda emergencial, em cenário intra-hospitalar. Objetivo geral:
Sintetizar evidências para subsidiar decisões acerca da preparação de profissionais de Enfermagem para o enfrentamento de desastres socioambientais, em cenário intra-hospitalar, a partir do caso estudado. Objetivos especÃficos:
analisar a preparação de profissionais de Enfermagem de uma unidade hospitalar, que sofreu impacto de desastre socioambiental em janeiro de 2011, para melhor resposta no atendimento intra-hospitalar; apontar as dificuldades enfrentadas pelo Setor Saúde na resposta ao desastre socioambiental ocorrido no MunicÃpio de Nova Friburgo; e identificar os desafios enfrentados na preparação de equipes de Enfermagem para o atendimento à s pessoas atingidas por desastres socioambientais em cenário hospitalar. Metodologia:
trata-se de um estudo de caso único, transversal, de natureza descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. Para alcançar os objetivos e sistematizar a coleta dos dados foram articuladas três fontes de evidência:
documentos técnico-cientÃficos sobre o tema, documentos jornalÃsticos da época do desastre e entrevistas com os profissionais de Enfermagem do referido hospital. Os documentos foram tratados por meio de análise documental e as entrevistas foram tratadas pelo software IRAMUTEQ®. Participaram da pesquisa enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem deste hospital municipal de Nova Friburgo. Os resultados demonstraram que os desafios estão relacionados à s dificuldades de locomoção das equipes, ao atendimento do grande número de pessoas atingidas, falta de recursos humanos e materiais, necessidade de maior investimento na área de educação e treinamento em desastres, suporte psicológico aos profissionais e percepção das equipes de Enfermagem quanto ao seu papel em situações de desastres. A partir da triangulação dos dados foi desenvolvida a sÃntese das evidências, com
vistas a traçar recomendações especÃficas voltadas à preparação e melhor resposta no enfrentamento de desastres socioambientais, em cenários intra-hospitalares. Conclusão:
a pesquisa revelou o quanto é imprescindÃvel o investimento contÃnuo na preparação dos profissionais de Enfermagem para atuação em situações de desastres socioambientais, a fim de garantir a segurança, qualidade e continuidade da assistência, como também dar conta das demandas especÃficas de tais situações. Ademais, o conhecimento e desenvolvimento de competências de Enfermagem em cenários de desastres precisa ser sistematicamente considerado em programas de graduação e de pós-graduação, a fim de que os profissionais assumam com efetividade o seu papel nessas situações.(AU)