O cuidado de si e o cuidado com o outro: percepções e sentimentos dos profissionais de um CAPS AD III

Publication year: 2018
Theses and dissertations in Portugués presented to the Grupo Hospitalar Conceição - RIS to obtain the academic title of Especialista. Leader: Mello, Rita Mello de

RESUMO:

Estudo com abordagem qualitativa, realizado em um CAPS Álcool e Drogas III de Porto Alegre, no período de março a junho de 2017, que teve como objetivo investigar percepções e sentimentos gerados nos profissionais em relação ao cuidado dos usuários que repercutem no cuidado de si. Para tanto, 13 profissionais do serviço responderam a um questionário elaborado pela pesquisadora, contendo perguntas abertas. Para interpretação dos resultados, foi utilizado o método de análise de conteúdo de Minayo, sendo destacadas as categorias: sentimentos positivos e negativos em relação ao cuidado dos usuários, fatores de prazer e sofrimento no trabalho e enfrentamento do sofrimento no trabalho.

Dentre os sentimentos foram relatados como positivos:

satisfação pelo vínculo, felicidade e gratificação e dentre os sentimentos negativos, frustração, impotência, culpa e tristeza. Como fatores de prazer foram citados a identificação com o trabalho e a visualização de avanços no cuidado dos usuários e como causadores de sofrimento, conflitos na equipe e contato com pacientes graves e em situação de vulnerabilidade. Foi possível observar que os profissionais buscam o cuidado de si utilizando estratégias de cuidado individuais para amenizar o sofrimento, porém também foi identificada a necessidade de implementação de espaços na equipe que viabilizem um cuidado coletivo.(AU)

More related