Uso do Modelo Logit para identificação de determinantes de perfil de indivíduos submetidos ao teste de COVID-19
Use of the Logit Model to Identify Profile Determinants of Individuals Undergoing the Covid-19 Test

Rev. moçamb. ciênc. saúde; 7 (2), 2021
Publication year: 2021

Este artigo tem como objectivo descrever como se pode usar o modelo regressão Logit para descrever o perfil dos indivíduos submetidos ao teste da COVID-19, e identificar os factores que determinam a infecção.

Métodos:

Foi usada uma amostra 48 indivíduos do Distrito de Mavago, Província do Niassa, testados no período de 16 de Abril à 06 de Julho de 2020.

Resultados:

Os resultados do estudo indicaram que o aumento da idade em um ano, mantendo as demais variáveis fixas, aumenta à probabilidade de infecção por COVID-19 enquanto o aumento de um ano de escolaridade reduz a probabilidade em 0,005. A análise bivariada revela a existência de uma correlação positiva entre a infecção por COVID-19 e o tamanho de agregado familiar.

Conclusão:

O uso deste modelo permite recomendar a tomada de medidas para a protecção dos mais idosos e expansão do acesso à informação.
This article aims to describe how the logit regression model can be used to describe the profile of individuals tested for COVID-19, and to identify the factors that determine infection.

Methods:

A sample of 48 individuals from Mavago district, Niassa Province, tested from April 16 to July 6, 2020, was used.

Results:

The results of the study indicated that increasing age by one year, keeping all other variables fixed, increases the probability of COVID-19 infection while increasing of a schooling reduces the probability by 0,005. Bivariate anal reveals the existence of a positive correlation between COVID-19 infection and thousand household size.

Conclusion:

Using this model makes it possible ro recommended taking measures to protect the elderly and expanding access to information

More related