“Família Modelo” na Estratégia para Adopção de Comportamentos Preventivos da Cólera e Outras Doenças Transmissíveis na Província de Cabo Delgado

Rev. moçamb. ciênc. saúde; 10 (1), 2024
Publication year: 2024

Introdução:

O Ministério da Saúde, através da Medicos com África e o UNICEF, implementou uma das suas estratégias de comunicação para a mudança de comportamento intitulada “família modelo” na província de Cabo Delgado. Esta estratégia visa prevenir doenças como a malária, cólera, desnutrição e a COVID-19 usando acções de sensibilização das famílias para a adopção de práticas saudáveis ao nível do país. Neste âmbito, foi definida uma linha de base em seis distritos da província de Cabo Delgado, antes da implementação da mesma estratégia. A linha de base faz uma breve análise descritiva dos parâmetros encontrados nas famílias visitadas e se espera que ao longo do seguimento aconteça alteração positiva dos mesmos.

Métodos:

Foi realizada uma análise descritiva do estado das famílias em relação às práticas caracterizadas como sendo dos parâmetros da família modelo através da observação directa dos mesmos. Foram feitas entrevistas domiciliares dirigidas aos chefes dos agregados de 1890 familiares, aleatoriamente, sem discriminação de sexo, idade, bem como se é deslocado ou população nativa. Foram entrevistadas famílias nos distritos de Chiure, Ancuabe, Ibo, Mueda, Balama e Montepuez, de Outubro a Novembro de 2022.

Resultados:

os resultados estão em período de análise estatística detalhada e neste estudo apresentam-se os cumulativos preliminares de dois meses (dados colhidos ao nível dos distritos) e desagregados estatisticamente; os dados cumulativos disponíveis mostram-nos uma média de menos de 50% de adesão aos parâmetros, com diferenças notáveis entre aldeias e entre tipos de população (nativos e deslocados).

Conclusões:

A maior parte das famílias ainda está distante de alcançar os parâmetros. A intervenção através do programa, tem evidenciado que será necessário um longo seguimento das mesmas para alcançar os parâmetros definidos pelo MISAU. Os dados sugerem que as intervenções no âmbito da família modelo requerem maior conjugação de esforços e associação aos factores socioculturais, ambientais, económicos

More related