O Impacto da revelação do diagnóstico da seropositividade no subsistema conjugal. O caso de casais concordantes e discordantes
Publication year: 2015
Theses and dissertations presented to the Universidade Eduardo Mondlane - Faculdade de Educação to obtain the academic title of Mestre. Leader: Chagane, Hachimo
O presente trabalho de investigação cujo título é “o impacto da Revelação do diagnóstico da seropositividade no Subsistema Conjugal”, realizado no Centro de Saúde 1º de Maio da Cidade de Maputo, de Fevereiro a Abril de 2015, visa dar a conhecer o impacto resultante da revelação do teste de HIV positivo no seio do subsistema conjugal.
O universo do estudo era composto por casais seroconcordantes e serodiscordantes inscritos no Centro de Saúde 1º de Maio, que tinham iniciado ou não o tratamento anti-retroviral (TARV). Como amostra, foram seleccionados 5 casais voluntários, dos quais apenas um era serodiscordante.
Para a concretização dos objectivos, foi feito um estudo descritivo, com uma abordagem qualitativa, tendo como instrumentos a entrevista, o genograma e o teste do sistema familiar (FAST). A avaliação do impacto foi possível através da comparação dos níveis da hierarquia e da coesão familiar, depois da revelação do resultado do teste HIV.
Os resultados da pesquisa supriram a pergunta de partida que para a sua operacionalização foram elaboradas algumas questões de pesquisa, na medida em que trouxeram respostas as questões levantadas.
De acordo com a entrevista semiestruturada, o genograma e o FAST, foram obtidos os seguintes resultados: os quatro casais revelaram uma estrutura familiar equilibrada. Entretanto, o último casal apresentou muitos conflitos, o que corresponde uma estrutura familiar desequilibrada. De referir que verificou-se que a maioria dos casais participantes demostrou, na situação típica e ideal, uma coesão alta. Por outro lado e nas mesmas condições a hierarquia foi média. Apenas um casal apresentou a coesão baixa na situação típica e de conflito.