Factores associados a mortabilidade por malária em 3 hospitais da Província da Zambézia em 2016
Publication year: 2021
Theses and dissertations presented to the Universidade Eduardo Mondlane to obtain the academic title of Mestre. Leader:
A malária é um dos maiores problemas de saúde pública em Moçambique e uma
das principais causas de procura dos serviços de saúde. O Plasmodium falciparumé o parasita
mais frequente, sendo responsável por mais de 90 % de todas as infecções. Nos últimos anos a taxa de
incidência por malária em 1000 habitantes tem registado um aumento de 232 em 2014 e 286 em 2016,
tendo demostrado avanços significativo em todo o país.
Objectivo:
Determinar os factores associados a mortalidade por malária na base de processos clínicos das unidades sanitárias do Hospital Geral de Quelimane, Centro de Saúde de Mopeia e Hospital Rural de Mocuba na Província da Zambézia, 2016.Metodologia:
Estudo descritivo retrospectivo, realizado entre Janeiro e Dezembro de 2016 nas 3 unidades sanitárias da Zona Centro, onde foram analisados 44 processos clínicos contendo informações de óbitos notificados por malária ao longo de 2016. O critério de selecção dos processos foi baseado no resultado positivo de mTDR e ou HTZ, com 48h ou mais de internamento e com diagnóstico definitivo de malária no fecho do processo. Os dados foram colhidos a partir do diário clínico, diário de enfermagem, resultado laboratorial e cardex, cuja análise foi baseada no pacote estatístico SPSS versão 20 e os resultados foram apresentados em forma de tabelas e gráficos.Resultados:
O estudo foi realizado com uma amostra de 44 processos clínicos, dos quais 50% foram do HGQ, 56.8% foram de pacientes masculinos; a maior parte dos óbitos ocorreu nas Medicinas do HGQ co 62.1% e na pediatria do CS Mopeia 46.6%. A maior parte dos óbitos tinha como antecedente febre com 75%. Dos antecedentes laboratoriais, 52% tiveram resultado positivo ao mTDR, 15 dos 19 testados tiveram resultado positivo de HIV com 78.9%. A proporção dos óbitos entre os diagnosticados com malária associada a outras causas foi de 77.3%. e os principais factores associados a óbitos por malária foram, 34 de HIV/SIDA, 25% doença pulmonar, 11.4 anemia grave e 6.8 Diabetes e HTA. O artesunato endovenoso foi o medicamento mais usado no tratamento com 84.1%, seguido de quinino com 6.8%.Conclusão:
Dos processos clínicos que apresentaram diagnóstico completo, constatou-se que os óbitos por malária na sua maioria do sexo masculino, a febre constitui um indicador para o diagnóstico da malária, contudo ela foi poucas vezes registada, muitos resultados foram positivos ao mTDR, a co-morbidade malária e HIV/SIDA foi o principal factor relacionado a óbitos, e o tratamento principal foi baseado na administração do artesunato injectável.
Malaria is one of the biggest public health problems in Mozambique and is
among the highest causes of demand for health services. Plasmodium falciparum is the most
frequent parasite, being responsible for more than 90% of all infections. In recent years, the
incidence rate of malaria in 1000 inhabitants has increased by 232 in 2014 and 286 in 2016,
having demonstrated an evident progress throughout the country.