A arte do teatro como forma de abordar a prevenção da violência contra as mulheres em Moçambique
The art of theatre as a way of addressing the prevention of violence against women in Mozambique
Publication year: 2023
Theses and dissertations presented to the Escola nacional de saúde pública sérgio arouca. Fundação oswaldo cruz to obtain the academic title of Mestre. Leader: Njaine, Kathie
O objetivo desta tese é descrever e analisar os usos da linguagem teatral que visam à prevenção da violência contra as mulheres, em Moçambique. Especificamente, reflete sobre a produção científica inerente ao uso do teatro como estratégia de abordagem à prevenção da violência contra as mulheres; análise das mensagens veiculadas no teatro do grupo Subuhana sobre a discriminação contra as mulheres no contexto do trabalho doméstico, elucidando a violência como uma forma de comunicação, demonstração de relações de poder e manutenção das normas de gênero socioculturalmente estabelecidas no contexto afetivo-conjugal entre homens e mulheres, na província de Nampula, em Moçambique. Igualmente, analisa as mensagens veiculadas pelo grupo teatral e o seu papel na prevenção, com incidência nos processos de educação popular, mudança cultural e luta por direitos. Parte-se do pressuposto de que o ativismo do grupo artístico Subuhana tem implicações na prevenção da violência de gênero contra as mulheres, tornando possível construir intervenções intersetoriais no âmbito da Saúde e dos Direitos Humanos. Foi realizada uma pesquisa com caraterísticas etnográficas, envolvendo análise de fragmentos cênicos contidos em seis vídeos teatrais produzidos entre os anos de 2009 a 2022. As análises privilegiam as perspectivas socioantropológicas modernas e pós-modernas que trazem tensão entre tradição e modernidade em torno dos conceitos ‘gênero’, ‘promoção da saúde’, ‘prevenção da violência contra as mulheres’ e ‘performance teatral’, enquanto conscientizadora dos problemas sociais. Os resultados indicam que o teatro desse grupo artístico corrobora para a construção da igualdade entre homens e mulheres ao nível das relações de gênero, sendo capaz de estabelecer autonomia das mulheres submersas à violência afetivo-conjugal. Por outro lado, o teatro procura fomentar a proteção e os direitos das mulheres, através do enfrentamento às diversas formas de violências de gênero. Assim, conclui-se que, a linguagem teatral, potencializa a comunicação de forma lúdica, contribuindo com as suas ações na área da saúde. Tais mensagens se configuram em uma espécie de enfrentamento às violências e precarização das mulheres, espelhando reverter a ordem tradicional inerente aos valores sociais e práticas culturais que regulam as relações sociais de gênero assimétricas entre homens e mulheres, naquele contexto social.
The aim of this thesis is to describe and analyse the use of theatrical language to prevent violence against women in Mozambique. Specifically, it reflects on the scientific production inherent in the use of theatre as a strategy for approaching the prevention of violence against women; analysis of the messages conveyed in the Subuhana group's theatre about discrimination against women in the context of domestic work, elucidating violence as a form of communication, demonstration of power relations and maintenance of socio culturally established gender norms in the affective-marital context between men and women in the province of Nampula, Mozambique. It also analyses the messages conveyed by the theatre group and its role in prevention, focusing on the processes of popular education, cultural change and the fight for rights. It is based on the assumption that the activism of the Subuhana artistic group has implications for the prevention of gender-based violence against women, making it possible to build intersectoral interventions in the fields of health and human rights. Ethnographic research was carried out, involving the analysis of scenic fragments contained in six theatre videos produced between 2009 and 2022. The analyses focus on modern and post-modern socio-anthropological perspectives that bring tension between tradition and modernity around the concepts of 'gender', 'health promotion', 'prevention of violence against women' and 'theatrical performance' as a way of raising awareness of social problems. The results indicate that the theatre of this artistic group contributes to the construction of equality between men and women in terms of gender relations, and is capable of establishing autonomy for women submerged in affective-marital violence. On the other hand, the theatre seeks to promote the protection and rights of women by confronting the various forms of gender violence. Thus, it can be concluded that the language of theatre enhances communication in a playful way, contributing to its actions in the area of health. These messages are a kind of confrontation with violence and the precariousness of women, mirroring the traditional order inherent in the social values and cultural practices that regulate asymmetrical gender relations between men and women in that social context.