Factores associados ao ganho de peso gestacional e aos resultados da gravidez das puérperas atendidas na consulta pós-parto do hospital distrital da manhiça, 2019
Factors associated with gestational weight gain and pregnancy outcomes of puerperal women seen in the postpartum consultation at manhiça dstrict hospital, 2019
Publication year: 2020
Theses and dissertations presented to the Universidade eduardo mondlane. Faculdade de medicina to obtain the academic title of Mestre. Leader: Sacarlal, Jahit
O ganho de peso gestacional excessivo ou insuficiente é considerado como um factor de risco para a gestante e ao feto podendo ser influenciado por vários factores dentre eles:
sócio-demográficos, clínicos, estilos de vida e obstétricos. Este estudo tinha como objectivo principal determinar o ganho de peso gestacional e analisar os factores associados a si e sua associação com os resultados da gravidez.Metodologia:
Realizou-se um estudo descritivo transversal retrospectivo, envolvendo 222 puérperas com idade igual ou superior a 18 anos e com idade gestacional na primeira consulta pré-natal entre 14 a 28 semanas de gestação. O estudo decorreu na maternidade do Hospital Distrital da Manhiça, Província de Maputo, de Fevereiro a Abril de 2019. Os dados foram recolhidos com recurso a um questionário, revisão da caderneta da mulher, entrevista as puérperas e a análise foi feita usando o teste qui-quadrado da independência para estimar a relação entre as variáveis. O índice de massa corporal inicial foi classificado de acordo com os critérios de Atalah (1997).Resultados:
Na amostra selecionada as puérperas na sua maioria eram adolescentes jovens na faixa etária de 18 a 25 anos, casadas, multíparas, baixo nível de escolaridade, domésticas e camponesas. No início da gravidez 18,5% tinham baixo peso, 56.3% peso adequado, 18.9% sobrepeso e 6.3% eram obesas. As taxas médias de ganho de peso gestacional semanal em todas as categorias iniciais foram maiores no 3º trimestre do que no 2º. A maioria das puérperas tiveram um ganho de peso fora dos parâmetros recomendados pelo IOM durante a gravidez 70.3% e 75.7% no segundo e terceiro trimestre respectivamente. Em quanto aos factores associados, as variáveis sócio-demográficos que apresentaram associação estatisticamente significativa com o ganho de peso gestacional semanal foram a idade e a profissão apenas no terceiro trimestre e das variáveis clínicas como a anemia, resultado de HIV, tratamento antirretroviral e estado nutricional inicial, no segundo e terceiro trimestres. Não foi encontrada associação entre os resultados da gravidez e ganho de peso semanal em ambos os trimestres.Conclusão:
Compreender as características associadas ao ganho de peso insuficiente ou excessivo pode identificar as mulheres potencialmente em risco de forma atempada permitindo a realização de intervenções adequadas de modo a prevenir complicações da mãe e do filho.
Excessive or insufficient gestational weight gain is considered a risk factor for the pregnant woman and the fetus and can be influenced by several factors, including: sociodemographic, clinical, lifestyle and obstetric. This study had as main objective to determine the gestational weight gain and to analyze the factors associated with you and its association with the pregnancy results.