Percepções de mulheres imigrantes acerca das dificuldades de acesso e da qualidade do atendimento de saúde em portugal
Perceptions of immigrants women about difficulties of access and quality of health care in Portugal
Rev. moçamb. ciênc. saúde; 2 (), 2015
Ano de publicação: 2015
Avaliar as percepções de mulheres imigrantes (brasileiras e oriundas de países africanos de língua portuguesa), residentes em Portugal, acerca das facilidades/dificuldades de acesso aos serviços de saúde bem como as suas considerações acerca da qualidade do atendimento em saúde recebido.
Métodos:
Investigação original de caráter qualitativo. O estudo foi realizado em Portugal, no ano de 2008, por investigadores brasileiros e portugueses, com ajuda de Organizações Não-governamentais que atendem imigrantes. Participaram no estudo 35 mulheres, sendo 15 brasileiras e 20 africanas. Destas últimas, nove são de Cabo Verde, seis de Angola, quatro de São Tomé e Príncipe e uma da Guiné. Os dados/informações utilizados no estudo foram produzidos a partir da realização de grupos focais e, posteriormente, analisados através da análise de conteúdos. Os grupos foram formados de acordo com a origem das participantes, pois a intenção foi constituir grupos heterogêneos em relação a outras características sociodemográficas, por exemplo, diferentes faixas etárias, profissão, número de filhos (e sem filhos), experiências migratórias diversificadas, entre outros aspectos diferenciadores.Resultados e Conclusões:
De modo geral, foi possível observar manifestações de insatisfação relacionadas com o atendimento de imigrantes e, a partir disso, aponta-se a necessidade de mudanças que envolvem a capacitação dos profissionais da área da saúde na direção de melhorar a qualidade dos serviços prestados, bem como estimular a participação dessas utentes nos programas de saúde de modo a se promover melhores condições de saúde aos imigrantes.
To evaluate the perceptions of immigrant women (Brazilians and Africans from African Portugue se-speaking countries) residing in Portugal, about the facilities/difficulties about access to health services as well as their considerations about the quality of health care.