Continuidade de Cuidados de Saúde para Doenças Crónicas na Vigência do Estado de Emergência no Hospital Geral de Mavalane: Resultados de um Inquérito Telefónico
Continuity of Health Care for Chronic Diseases in the State of Emergency in the Mavalane General Hospital: Results of a Telephone Survey

Rev. moçamb. ciênc. saúde; 8 (1), 2022
Ano de publicação: 2022

Introdução:

O acesso contínuo a cuidados de saúde para doentes crónicos é de extrema importância para o manejo de doenças crónicas. Dada a restrição de circulação imposta pelo estado de emergência sanitária no início da pandemia da COVID 19 e a impossibilidade de seguimento presencial destes doentes, foi desenvolvido um estudo, com o objectivo de determinar a exequibilidade de seguimento duma coorte de doentes crónicos por via telefónica.

Metodologia:

Foram elegíveis para inquérito telefónico padronizado 441 participantes adultos recrutados no Hospital Geral de Mavalane (HGM), na cidade de Maputo, em 2016/2017, com doença não transmissível (excluindo trauma e doença psiquiátrica) no âmbito do estudo prospectivo de incidência de factores de risco em doenças crónicas. Entre Abril e Junho de 2020, médicos de clínica geral realizaram consultas via telefone, usando um formulário de dados electrónicos padronizado (Google Forms) com participantes que forneceram consentimento informado verbal. Para análise estatística, os dados foram convertidos para formato Excel, tendo sido feita análise descritiva.

Resultados:

Dos 441 participantes, foi possível contactar 229, dos quais 11 se recusaram a participar, 20 tinham falecido, e 13 não usavam o número de telefone anteriormente dado. Dos 185 participantes entrevistados, 67(36.2%) eram portadores de doença com necessidade de tratamento contínuo; 34(50.7%) perderam seguimento clínico e 18(26,9%) ficaram sem acesso a medicamentos, devido às restrições do estado de emergência. Treze (7.03%) referiram, pelo menos, 1 sintoma da COVID 19.

Conclusão:

O seguimento de doentes crónicos por meio de inquéritos telefónicos é exequível, permitiu aferir a necessidade de consulta e as dificuldades para manutenção de cuidados continuados.

Mais relacionados