Manual de nutrição comunitária para a formação de agentes comunitários de saúde

Ano de publicação: 2004

A malnutrição aumenta o risco de morte principalmente nas crianças menores de 5 anos e é considerada como um dos principais problemas de saúde pública no país, juntamente com as carências de vitamina A, ferro e de iodo. Em Moçambique em cada sete crianças nascidas, uma morre no primeiro ano de vida: Também existem muitas crianças que tem baixo peso ao nascer, ou seja pesam menos de ( q 2,9 kg; isto significa que durante a gravidez a mãe provavelmente teve problemas de saúde e não se alimentou bem. Estima-se que 45% das mortes registadas nos menores de o anos estão associados a malnutrição.

A malnutrição está associada principalmente a uma alimentação deficiente em quantidade e Este material foi elaborado por:

qualidade; e/ou a doenças e infecções tais como: malária, infecções respiratórias agudas, diarreia e o HIV/SIDA. Os hábitos e práticas de alimentação não adequadas são outros factores que contribuem o Helea Kel'er para os problemas nutricionais, por exemplo: proibir o consumo de certos alimentos; as Pot do aleitamento materno não exclusivo (introdução de água e outros alimentos) nos primeiros meses de vida nos primeiros 6 ( Este trabalho foi elaborado com a ajuda da MOST através da assistência financeira do Office of Health, Infectious Diseases and Nutrition, of the Bureau of Global Health, U.S. Por outro lado estudos mostraram que as crianças moçambicanas entre os 6 a 9 meses de Agency for International Development (USAID), MOST é administrada pelo International idade, não recebem alimentos complementares adequados. ( Science and Technology Institute, Inc. (IST!) sob os termos do Cooperative Agreement HRN-A-00-98-0047-00. Os parceiros são o Academy for Educational Development (AED), Uma das medidas que contribuem para a prevenção da malnutrição, é a divulgação de ' Helen Keller International (HKI), e Johns Hopkins University (JHU). Instituições de suporte programas e mensagens de educação sanitária e nutricional, os quais são implementados são CARE, the International recuo Servico cor E TE a OO A nas Unidades Sanitárias, nas consultas de controle pré-natal e da criança sadia (controle de tonal (PSI), Program for Appropriate Se no109y 11 oa ( ) e Save the peso), além das brigadas moveis de saúde na comunidade ou,através dos agentes comu opiniões expressas neste documento são da responsabilidade dos autores e não reflectem nitários necessariamente a opinião da U.S. Agency for International Development. Para realizar actividades dirigidas aos cuidados de saúde e nutrição é necessário o envolvimento da comunidade e a participação de activistas comunitários de saúde, na moOosr & promoção da saúde e nutrição. ( bo D/ USAID The VSMO Miorenutriont Program VEM 2 PUNCRA- MISS. Para este efeito o Agente Comunitário de Saúde (ACS), deverá ser treinado para desenvolver actividades nas áreas de saúde e nutrição, com vista a contribuir para a solução dos problemas nutricionais. Neste contexto foi elaborado este manual, que é dirigido aos facilitadores ou formadores, para treinar aos ACS na área de nutrição comunitária.

Mais relacionados