Relatório anual das actividades relacionadas ao HIV/SIDA - 2013
Ano de publicação: 2014
O Programa Nacional de Controlo (PNC) de ITS-HIV/SIDA é a entidade responsável do Sistema Nacional de Saúde para a gestão dos serviços de saúde relacionados ao HIV. A sua missão é de coordenação, regulamentação e prestação de cuidados e tratamento aos pacientes vivendo com HIV. Para responder de uma forma estratégica aos desafios desta missão, o PNC ITS-HIV/SIDA conta com 9 componentes sendo 1) TARV Adulto; 2) TARV Pediátrico; 3) TB/HIV; 4) Cuidados Domiciliários; 5) APSS/PP; 6) ITS; 7) ATS; 8) Monitoria e Avaliação e 9) Melhoria de Qualidade. Com o início de ano de 2013 o Programa de HIV enfrenta uma nova era com um maior compromisso de alcançar as metas preconizadas de modo a poder oferecer melhor qualidade de vida aos Moçambicanos. O programa rege-se sob os seguintes planos orientadores:
PES (Plano Económico e Social): Plano Anual que responde as actividades traçadas no plano estratégico de saúde e usado como uma forma de monitorar o PESS. Este plano tem como finalidade desenhar actividades que irão concorrer para o alcance das metas traçadas pelos programas
PEN III (Plano Estratégico Nacional): O plano que orienta a nível nacional as actividades de HIV, tendo as seguintes áreas de intervenção: Redução de risco e vulnerabilidade (Objectivo: Limitar as condições sociais que propiciam o aumento de risco e de vulnerabilidade); Prevenção (Objectivo: reduzir a ocorrência de novas infecções pelo HIV em 25% nos próximos 5 anos); Tratamento e Cuidados (Objectivo: reduzir a mortalidade por SIDA em 5%) e Mitigação das consequências (Objectivo: contribuir para a redução da proporção de agregados familiares, comunidades e COV’s afectadas pelo impacto do SIDA) Plano de Aceleração da Resposta ao HIV e SIDA (2013-2015): Em Junho de 2011, o Estados Membros das Nações Unidas através da Declaração de Compromisso na Assembleia Geral ratificaram os compromissos de alto nível comprometendo-se até 2015: Eliminar a transmissão do HIV da mãe para o filho.
O presente relatório delineia os resultados de 2013 incluindo as principais actividades realizadas e os desafios que têm impedido o alcance de algumas metas e a evolução dos serviços disponibilizados aos pacientes HIV positivos.
Relatório Anual, HIV, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, Atividades Cotidianas, Antirretrovirais, Terapêutica, Transmissão de Doença Infecciosa, Controle de Doenças Transmissíveis, Circuncisão Masculina, Moçambique, Infecções Sexualmente Transmissíveis, Política de Saúde, Administração de Serviços de Saúde, Sistemas Nacionais de Saúde