Influência da actividade física e dos factores sócio-económicos sobre as componentes da estrutura do valor físicos relacionados com a saúde. estudo em crianças e jovens moçambicanos
Ano de publicação: 1994
Teses e dissertações em Português apresentado à Faculdade de ciências do desporto e de educação física para obtenção do título de Mestre. Orientador: António Marques
O estudo da condição física (CF) as populações tem, nas últimas décadas. Conhecido um crescimento interessante da sua associação aos hábitos de actividade física e ao estado de saúde e bem-estar [Bouchard et al, Malina 1989].
Com efeito, às sociedades industrializadas têm- se levantado problemas resultantes da alteração dos hábitos de vida que o desenvolvimento industrial e tecnológico provocaram. Um corpo preparado para educação física intensa vê-se votado ao sedentarismo o que, de acordo com diversos estudos, estará na origem do desenvolvimento significativo patológico hipocinéticas [Paffenbarger 1986, Ross e Pate 1987, Bar- Or 1987].
A influência da actividade e aptidão física nos factores de riscos de doença cárdio vascular tem constituído o tema central da de investigação neste neste domínio, oque prioriza, dentro das componentes da condição física, a aptidão cárdio- respiratório…