Frequência da Hipertensão Arterial e Factores Associados em Pacientes com Diabetes Mellitus tipo 2 atendidos na Associação Moçambicana dos Diabéticos entre 2006 e 2016
Ano de publicação: 2019
Teses e dissertações em Português apresentado à Universidade Eduardo Mondlane para obtenção do título de Mestre. Orientador:
A prevalência da Diabetes Mellitus tipo 2 tem aumentado de forma progressiva a nível global. Evidência científica indica uma frequência elevada de Hipertensão Arterial em doentes com Diabetes Mellitus tipo 2 se comparado com a população sem Diabetes Mellitus. A Hipertensão Arterial aumenta o risco de morbilidade e mortalidade entre os indivíduos com Diabetes Mellitus tipo 2, sendo por isso importante estudar seus factores de risco, de modo a traçar estratégias de prevenção adequadas. Em Moçambique, não existem estudos publicados sobre a prevalência da Hipertensão Arterial e seus factores de risco em pacientes com Diabetes Mellitus tipo 2.
Objectivos:
O presente estudo avaliou a frequência e os factores de risco da Hipertensão Arterial entre pacientes com Diabetes Mellitus tipo 2 atendidos na Associação Moçambicana dos Diabéticos.Metodologia:
Foi realizado um estudo observacional, descritivo e transversal, que incluiu 1753 pacientes com Diabetes Mellitus tipo 2 atendidos na Associação Moçambicana dos Diabéticos, entre 2006 e 2016. Os dados foram extraídos da base de dados desta associação e analisados através do aplicativo de análise de dados estatísticos IBM SPSS versão 20.Resultados:
Dos 1753 participantes, 54.2% eram do sexo feminino; a média de idade era de 54.4 ± 10.79 anos e de duração da Diabetes Mellitus de 6.67 ± 6.02 anos. Cerca de 839 (47.9%) dos participantes apresentavam hipertensão arterial. As mulheres apresentaram 1.4 vezes maior risco de desenvolver hipertensão arterial (IC:1.126-1.643) que os homens, os participantes na faixa etária entre 50 e 60 anos, apresentaram um risco 1.9 vezes mais elevado em relação ao grupo com menos de 50 (IC: 1.502 - 2.355) e o grupo com mais de 60 anos apresentou 2.6 vezes mais risco de desenvolver hipertensão arterial (IC: 2.006 - 3.258). Os participantes com sobrepeso e obesidade, apresentam 2.1 e 3.3 vezes mais chances de desenvolver hipertensao arterial em relação aos participantes abaixo do peso.Conclusões:
Entre a população estudada, a Hipertensão Arterial, com uma frequência de 47.9% é uma co-morbilidade comum entre os pacientes com Diabetes Mellitus tipo 2 e os seus factores de risco são idade avançada, ser do sexo feminino e apresentar sobrepeso e obesidade.
The prevalence of type 2 Diabetes Mellitus has increased progressively globally. Scientific evidence indicates a high frequency of Hypertension in patients with type 2 Diabetes Mellitus compared to the population without Diabetes Mellitus. High blood pressure increases the risk of morbidity and mortality among individuals with type 2 Diabetes Mellitus. Therefore, it is important to study their risk factors in order to establish adequate prevention strategies. In Mozambique, there are no published studies on the prevalence of Hypertension and its risk factors in patients with type 2 Diabetes Mellitus.