Aplicabilidade e Utilidade da Estratégia de Rastreio do Cancro do Colo Uterino no Hospital Provincial de Tete e Centro de Saúde nº2, Província de Tete, 2012-2013
Ano de publicação: 2015
Teses e dissertações em Português apresentado à Universidade Eduardo Mondlane para obtenção do título de Mestre. Orientador:
O cancro cervical está entre os principais problemas de saúde da mulher a nível mundial, com cerca de 500.000 casos novos e 233.000 mortes por ano. A prevalência e a gravidade deste cancro levam a necessidade de implementação de estratégias efectivas de rastreio e tratamento da doença. Poucos dados existem sobre o funcionamento dos programas de rastreio do cancro do colo uterino no país, suas barreiras, seu nível de cobertura, entre outros.
OBJECTIVO:
Avaliar a aplicabilidade e utilidade da estratégia de rastreio do cancro cervical no Hospital Provincial de Tete e Centro de Saúde no 2, província de Tete.MÉTODO:
Foi realizado um estudo descritivo transversal, com auxílio de uma ficha elaborada com base nos livros de registo de rastreio das unidades sanitárias. Recolheram-se dados de mulheres com idades iguais ou superior a 15 anos atendidas nas unidades sanitárias referidas, no período compreendido entre 2012 e 2013. Foram incluídas todas as 563 mulheres atendidas em ambas unidades sanitárias e adicionalmente foi feita uma entrevista a 10 profissionais de saúde envolvidos nas actividades de rastreio de cancro cervical. Para melhor compreensão da aplicabilidade da estratégia de rastreio de cancro cervical e obtidas informações sobre constrangimentos na implementação da mesma. Para a análise de dados foram calculadas frequências relativas, medidas de tendência central e de dispersão. O juízo de valores sobre a aplicabilidade e utilidade da Estratégia foi feito de acordo com os indicadores e padrões estabelecidos pelo Programa de Rastreio de Cancro de Colo, em relação as características das mulheres rastreadas e da técnica utilizada, assim como os recursos humanos e materiais disponíveis.RESULTADOS:
Cerca de 52,0% das mulheres estudadas tinham idade entre 30 e 55 anos; 98,9% em ambas unidades foram submetidas ao exame de inspecção visual com ácido acético, destas 52,2% estavam no grupo etário recomendado pelo MISAU. Resultaram positivas 34 mulheres (6,1%) e destas, 35% estavam fora do grupo alvo, 12 (35,3%) receberam a crioterapia no mesmo dia e em 64,7% foi a crioterapia adiada, os motivos mencionados para o adiamento foram a falta de material e recusa da paciente. Do total que deveriam ser referidos apenas 68,8% foram referenciados. Todos os profissionais eram formados para desempenhar a actividade; 60% tinham mais de um ano de serviço, e na mesma percentagem concordam que a técnica de rastreio utilizada é simples.CONCLUSÕES:
Sendo este um programa importante para saúde da mulher, a aplicabilidade e a utilidade na implementação da estratégia na cidade de Tete são afectadas pelos aspectos logísticos, bem como, a não realização de procedimentos estabelecidos para o diagnostico do cancro cervical em estádio precoce
Cervical cancer is one of the major health problems of women worldwide, with about 500,000 new cases and 233,000 deaths per year. This leads to the need to implement effective strategies for screening and treatment of disease. There is a lack of information about the functionality of cervical cancer screening programs in Mozambique, its barriers, coverage level, and others.