Incidência e Caracterização da Nefropatia Diabética em Pacientes com Diabetes Mellitus do Tipo 2 Seguidos na Associação Moçambicana dos Diabéticos (AMODIA), Cidade de Maputo Fevereiro- Março 2015
Ano de publicação: 2015
Teses e dissertações em Português apresentado à Universidade Eduardo Mondlane para obtenção do título de Mestre. Orientador:
A Nefropatia Diabética (ND) é a principal causa de insuficiência renal crónica, e uma das complicações microvascular crónica da Diabetes Mellitus (DM), cerca de 20-30% dos doentes com Diabetes Mellitus do Tipo 1 (DM1) e Diabetes Mellitus do tipo 2 (DM2) desenvolvem nefropatia.
A microalbuminúria representa o primeiro estágio da ND e prevê a evolução para nefropatia clínica e insuficiência renal. O rastreamento deve ser realizado por ocasião do diagnóstico da DM2.
OBJECTIVO:
Determinar o peso e factores associados a ND em doentes com DM2 seguidos na Associação Moçambicana dos Diabéticos (AMODIA), Cidade de Maputo Fevereiro - Março 2015.MÉTODOS:
Este foi um estudo descritivo transversal, com uma abordagem quantitativa, levada a cabo a 363 pacientes com DM2 na AMODIA, entre os meses de Fevereiro a Março de 2015. Para os que tinham critérios de inclusão, pedido um consentimento informados, colhido um questionário e amostras de urina. Foi feito o teste Human Combina 13 com a urina para detectar os portadores da ND e os que tiveram o teste positivo foram encaminhados para receber o tratamento específico. A associação entre microalbuminúria e as variáveis sócio demográficas, laboratoriais e clínicas foi investigada através de frequências, médias, desvio padrão, análise de correlação e regressão logística múltipla, utilizando o Software estatístico SPSS versão 16.0 com nível de significância de 5%. Foram avaliados 363 pacientes, 59% eram mulheres com DM2 com média de idade de 54 anos. O nível médio do índice de massa corporal foi de 26,9, sendo 8 (2,2%) abaixo de peso, 99 (27,3%) com peso normal, 128 (35,3%) excesso de peso e 127 (35,0%) eram obesos. A Hipertensão Arterial foi observada em 56,7% dos pacientes.Os factores de risco identificados para o desenvolvimento de microalbuminuria são:
o Índice de Massa Corporal, duração da diabetes, Hipertensão e o nível da hemoglobina glicosílada.CONCLUSÕES:
O presente estudo mostrou que a ND é uma complicação frequentada DM e foi observada em 111 (30,6%) do total de 363 participantes.Os factores associados como sendo de risco para o desenvolvimento da ND no presente estudo são:
Índice de Massa Corporal (Sig=0,041), duração da diabetes (Sig=0,002), Hipertensão (Sig=0,049) e o nível da hemoglobina glicosílada (Sig=0,005). Os dados observados no nosso estudo são consistente como os obtidos em outros estudos. Entretanto, tendo em conta as limitações do presente estudo, existe a necessidade de realização de estudos adicionais que confirme estes achados.RECOMENDAÇÕES:
Incluir a determinação da microalbuminuria no conjunto de testes clínicos usados para a monitorização de doentes diabéticos para detecção precoce da ND. Fazer estudos subsequentes com maior tamanho da amostra e métodos mais acurados para a confirmação ou não dos achados do presente estudo. Tratamento adequado aos doentes com DM2 em relação a DM e HTA fim de retardar a evolução da doença para ND
Diabetic nephropathy (DN) is the leading cause of chronic renal failure and of chronic microvascular complications of diabetes mellitus (DM), about 20-30% of patients with type 1 diabetes mellitus (T1DM) and diabetes mellitus type 2 (DM2) develop nephropathy.
Microalbuminuria is the first stage of ND and predicts progression to clinical nephropathy and kidney failure. Screening should be performed at diagnosis of type 2 diabetes.