Monitoria e avaliação dos programas do pav e smi a nível distrital no actual contexto do sistema de informação para a saúde: análise de desafios e propostas de solução

Ano de publicação: 2007
Teses e dissertações em Português apresentado à Universidade Eduardo Mondlane para obtenção do título de Mestre. Orientador: Francisco Mbofana

O Programa de Saúde Materno-Infantil (SMI) e o Programa Alargado de Vacinação (PAV), integrantes na estratégia dos Cuidados de Saúde Primários (CSP), constituem um importante contributo para a redução da mortalidade Materna e Infantil. O estudo fez a análise do processo de monitoria e avaliação destes programas ao nível distrital, tendo sido identificados os principais desafios e as alternativas para a superação dos mesmos. O estudo incidiu nas Províncias de Nampula, Sofala e Inhambane, abrangendo no total seis distritos, no período de Agosto a Novembro de 2006.

Material e métodos:

Foram usados os métodos qualitativo e quantitativo, incluindo a revisão dos documentos existentes, entrevistas semiestruturadas baseadas em questionários com informantes chave dos distritos e Unidades sanitárias, observação não-participativa das práticas dos trabalhadores no manejo da informação para a saúde.

Resultados:

O processo de monitoria e avaliação dos programas do PAV e SMI, apresenta – se deficiente, pois não foram encontradas evidências de uso da informação para a tomada de decisão ao nível local.

Foram identificados os seguintes desafios:

a perda de oportunidades de assistência aos grupos alvo de cada um dos programas, fraca adesão das comunidades aos programas, discrepâncias entre as actividades dos dois programas e a fraca capacidade de monitoria e avaliação ao nível distrital. Adicionalmente a deficiente infra-estrutura de informação, a ausência de mecanismos de garantia de qualidade associados as deficientes práticas de comunicação existentes e a resistência à mudança «obediência estrita a rotinas» contribuem substancialmente para o agravamento da situação.

Conclusões e recomendações:

O factor chave para o sucesso do processo de monitoria e avaliação dos programas do PAV e SMI, reside na capacidade produção de informação para a tomada de decisão a nível distrital. Esta capacitação implicará a passagem para uma abordagem integrada de planificação, implementação e monitoria das actividades associado a acções de carácter estrutural como capacitação, supervisão, para além do reforço do actual processo de gestão de informação.

Mais relacionados