Relação entre a ocorrencia de cryptospoidium SPP e cystoisospora belli com o estadio da infecção por HIV, em pacientes com diarreia internados nos serviços de medicina interna, HCM (Março de 2016 - Março de 2017)
Ano de publicação: 2018
Teses e dissertações em Português apresentado à Universidade Eduardo Mondlane para obtenção do título de Mestre. Orientador:
As Infecções por Cryptosporidium spp e Cystoisospora belli são causas
importantes de diarréia em pacientes com VIH (Vírus de Imunodeficiência humana). No entanto,
informações relativas a estes dois parasitas são escassas em muitos países africanos, incluindo
Moçambique.
Objectivos:
Avaliar a relação entre a ocorrência de Cryptosporidium spp e Cystoisospora belli com as características clínicas e da infecção por VIH em pacientes com diarreia, internados nos Serviços das Medicinas do HCM.Metodologia:
Foi feito um estudo transversal, com recurso a um questionário e colhida amostras de fezes e processadas com as técnicas de Ritchie e Ziehl Neelsen modificado. Os dados foram analisados usando o SPSS versão 21, tendo sido feitas análises univariadas, bivariadas e multivariadas com base no qui- quadrado de person e em modelo de regressão logística, Odds Ration de modo estabelecer a relação entre a ocorrência Cryptosporidium spp e Cystoisospora belli e as características clinicas dos pacientes e o estadio da infecção por HIV, tendo sido fixado o nível significância de 5%.Resultados:
Fizeram parte do estudo 235 pacientes com VIH positivos, dos quais 60.4% (142/235) do sexo feminino. A maioria dos participantes tinha diarreia crónica 80% (188/235), CD4 abaixo de 200 células/μl 91.1% (214/235) e estavam no estádio III e IV da infecção por VIH segundo a OMS 94.9% (223/235). A frequência do Criptosporídium spp foi de 38.3% (90/235) e do Cystoisospora belli foi de 9.4% (22/235). Houve diferenças estatisticamente significativas na ocorrência do Criptosporídium spp entre as diferentes categorias de CD4, diarreia e estadio da infecção por VIH segundo a OMS e na ocorrência do Cystoisospora belli entre pacientes com e sem vómitos e com e sem perda de peso.Conclusão:
O Cryptosporidium spp foi o agente mais frequente. A diarreia crónica, a imunodepressão grave (CD4 <200 células/µl) estiveram fortemente associado a presença do Cryptosporidium spp e a perda de peso e vómitos estiveram fortemente associados a presença do Cystoisospora belli
Cryptosporidium spp and Cystoisospora belli infections are important causes of
diarrhea in patients with HIV. However, information on these two parasites is scarce in many
African countries, including Mozambique.