Impacto da campanha de distribuição de redes mosquiteiras realizada no ano 2013 nos distritos Mecuburi e Nacala-A-Velha para as prevalencias da filaríase linfática, 2914
Ano de publicação: 2018
Teses e dissertações em Português apresentado à Universidade Eduardo Mondlane para obtenção do título de Mestre. Orientador: Dra. Lorna Maria Fialho Gujral
A prevalência global da infecção pela filaríase linfática (FL) em Moçambique no
ano 2015 era de 13%, sendo mais alta na Província de Nampula com 45%. O tratamento massivo
para esta doença teve início em 2010 e, acções de controlo vectorial decorrem anualmente no
país. O estudo se propôs a avaliar o impacto da campanha de distribuição massiva de redes
mosquiteiras realizada no ano 2013 em dois distritos da Província de Nampula, na prevenção
cruzada da FL para além da prevenção da malária que eram os objectivos da campanha.
Métodos:
Foi realizado um estudo descritivo, transversal para determinar a prevalência da FL em amostras de sangue colhidas no mesmo grupo nos anos 2013, antes e 2014 depois da campanha de distribuição de redes mosquiteiras. Para a análise, foi usada uma base de dados existente no Ministério da Saúde, cujos dados foram colhidos para a determinar a prevalência da malária entre os beneficiários de redes mosquiteiras na campanha realizada nos Distritos de Nacala-a-Velha e Mecuburi. A produção dos resultados foi baseada na análise de dados secundários usando o pacote estatístico Tableau softwareversão 7.0 e mapeados através do programa GIS ArcMapversão 10.2.2. Num intervalo de confiança (IC) de 95%, foram considerados estatisticamente significantes resultados que apresentem um p-valor <0,05.Resultados:
No Distrito de Nacala-a-Velha a infecção pela FL em todos os antígenos teve uma prevalência global de 67%, antes e, 61% depois da campanha, para o Distrito de Mecuburi, a prevalência foi de 76%, antes e, 56% depois da campanha. Foram identificados os antígenos Wuchereria Bancrofti, Brugia Malayi14 e Brugia Malayi33, sendo o Brúgia Malay33o principal agente causador da FL com uma prevalência de 76% no Distrito de Mecuburi, p-valor <0,05 e 67% em Nacala-a-Velha. A maior prevalência foi reportada no sexo masculino e nas faixas etárias dos 5 – 14 anos e ≥ 15 anos de idade.Conclusões:
A campanha de distribuição de redes mosquiteriras realizada no ano 2013 teve um impacto positivo na redução da prevalência da doença tendo passado de 76% para 56% em Mecuburi e de 67% para 61% em Nacala-a-Velha. Esta campanha levou a uma apreciável queda nas taxas de infecção por microfilarêmia pela redução de novas infecções em 31% no Distrito de Mecuburi e 10% em Nacala-a-Velha. O estudo mostra uma transmissão activa da FL ao identificar prevalências da infecção por parasitas não comuns em Moçambique nomeadamente Brugia Malayi33, Brugia Malayi14 para além doWuchereria Bancrofti mais descrita. A Brugia. Malayi33, foi responsável por altos níveis de prevalências.
The overall prevalence of lymphatic filariasis (LF) infection in Mozambique
in 2015 was 13%, highest in Nampula Province with 45%. The massive treatment for this
disease began in 2010 and, vectorial control actions is take place annually in the country.
The study aimed to evaluate the impact of the campaign of massive distribution of mosquito
nets carried out in 2013 in two districts of Nampula Province, in the cross-prevention of LF
in addition to the prevention of malaria that were the objectives of the campaign.