Etiologia e perfil de resistencia das bacterias isoladas em amostras de exsudatos purulentos no laboratorio de microbiologia do HCM, 2012
Ano de publicação: 2016
Teses e dissertações em Português apresentado à Universidade Eduardo Mondlane para obtenção do título de Mestre. Orientador: Dra. Cidalia Tembe
A resistência bacteriana que ocorre em pacientes com infecções de feridas é um problema importante de saúde pública contribuindo para um aumento adicional de custos ao nível do Sistema de Saúde, assim como para o período de hospitalização causando por vezes a morte do paciente. A infecção cruzada, ou a transferência do agente infeccioso pelos profissionais de saúde, têm sido uma das causas das infecções hospitalares no aumento da resistência. Infelizmente o uso irracional dos antibióticos tem contribuído bastante, reforçando a preocupação mundial com a falência da antibioticoterapia.
Objectivos:
O presente estudo teve como objectivos determinar a etiologia e perfil de resistência das bactérias isoladas em amostras de exsudatos purulentos no Laboratório de Microbiologia do Hospital Central de Maputo (LM-HCM), no período de Janeiro à Dezembro de 2012.Métodos:
Foi realizado um estudo descritivo transversal, baseado em dados secundários colhidos de forma retrospectiva do livro de registo. A população deste estudo é composta por pacientes de ambos os sexos que colheram amostras de esxudatos purulentos durante o período em estudo. As variáveis a estudar incluíram a idade, sexo, proveniência do doente com infecção, o agente etiológico isolado e o padrão de resistência aos antibióticos testados. A análise de dados foi feita com auxílio do programa estatístico Statistical Package for Social Science (SPSS) versão 19.0. O teste estatístico Qui-quadrado foi usado para comparar as variáveis categóricas. Foi usado um nível de significância de 95%.Resultados:
Cerca de 51.0% dos pacientes eram do sexo masculino e a faixa etária mais afectada foi de 15-35 anos de idade. O agente etiológico mais frequente foi Staphylococcus aureus com 27.8%, seguido de Pseudomona aeruginosa com 20.0%, e as várias espécies de Bacilos Gram Negativos (BGN sp.) com 10.8%. Houve maior percentagem de resistência em doentes internos comparativamente aos doentes externos.Conclusões:
Os antibióticos Ampicilina, Cefoxitina, Imipinem e Piperacilina/Tazobactam, foram os mais sensíveis, pelo que se recomenda o uso desses antibióticos para o tratamento das várias infecções purulentas. Os resultados deste estudo poderão ajudar na definição de estratégias adequadas no tratamento, principalmente das infecções das feridas cirúrgicas e na implementação de medidas de vigilância e controlo dessas mesmas infecções
Bacterial resistance that occurs in patients with wound infections is an important public health problem contributing to a further increase of costs to the health system, as well as to the period of hospitalization and occasionally the patient's death. Cross-infection, or the transfer of the infectious agent by health professionals, has been one of the causes to rising resistance of the hospital infections. Unfortunately, the irrational use of antibiotics has contributed to the resistance, reinforcing the worldwide concern with the failure of antibiotic therapy.