Ano de publicação: 2010
Teses e dissertações em Português apresentado à Universidade eduardo mondlane. faculdade de medicina. departamento de saúde da comunidade para obtenção do título de Mestre. Orientador: Dgedge, martinho do carmo
Em Moçambique, a falta de pessoal qualificado que garanta a saúde da população em geral é
um grande problema. Este problema pode ser minimizado com uma melhor adequação da selecção dos futuros profissionais desta área. Desde o ano 2003, os testes psicotécnicos são utilizados para a selecção dos candidatos a serem profissionais da saúde no país.
A bateria de testes psicotécnicos aplicados é constituída por:
Teste de Inteligência (Teste D -70: Autores: F. Kowrousky e P. Rennes); bateria de Aptidões Mentais Primárias (PMA) L.L.
Thurstone e o Teste de Personalidade (COM-73). O presente estudo visa discitir a classificação dos resultados na selecção de admissão pelos testes psicotécnicos e o posterior rendimento académico dos cursos do Plano de Aceleração da Formação do MISAU, 2006-2009, iniciados no segundo semestre de 2006. É um estudo transversal realizado no ano de 2009 abrangeu um universo populacional de 990 formandos. A recolha de dados foi realizada em nove Instituições de Formação da Saúde de nível básico e médio do MISAU das regiões norte, centro e sul do país. Os resultados dos testes psicotécnicos não foram usados para seleccionar os candidatos por razões administrativas. Os resultados globais dos testes psicotécnicos disponíveis foram 775, sendo 85% favoráveis. A percentagem de favoráveis nos cursos de nível médio foi superior (90%) que nos cursos de nível básico (83%) (c2 = 5.38, p = 0,02). No geral, dos favoráveis, 81% aprovaram e dos desfavoráveis 65% aprovaram; (c2 = 14.6, p <0.001). Nos cursos de nível médio, os formandos com classificação favorável no teste psicotécnico aprovaram 76% e os com classificação desfavorável aprovaram 47%; (c2= 5,05, p = 0,02). Nos cursos de nível básico, dos formandos com classificação favorável nos testes psicotécnicos 82% aprovaram e os com classificação desfavorável aprovaram 68%. Quanto as perdas escolares que globalizam 21%, ocorreram maioritariamente no primeiro semestre (13%) e no segundo semestre (6%) (X2 = 2,2; p = 0.001). O estudo mostrou que existe uma associação entre os resultados dos testes psicotécnicos e o rendimento dos formandos. Portanto os testes psicotécnicos aplicados são uma ferramenta para a selecção dos candidatos para os cursos da saúde, porém aparentemente podem existir outros factores que concorrem para a prevalência de perdas no decurso da formação, com maior destaque para os cursos do nível médio. As perdas, que ocorrem mais no primeiro semestre dos cursos, têm a ver mais com o baixo rendimento, seguido das explusões e desistências. Os resultados dos testes psicotécnicos devem servir como meio de apoio para a investigação e análise de problemas de aprendizagem.