A qualidade de gestao de formacia e a prestacao de cuidados de saude: o caso da farmacia do servico de urgencias do Hospital Central de Maputo
Ano de publicação: 0000
Teses e dissertações em Português apresentado à Universidade Eduardo Mondlane. Faculdade de Medicina. Departamento de Saude da Comunidade para obtenção do título de Mestre. Orientador: Rodrigues, Maria Alexandra F.
A descoberta de novas doenças e o ressurgimento de outras, concomitantes às inovações tecnológicas emergentes no sector da saúde, conduzem ao longo dos tempos a um aumento da diversidade de medicamentos que determinam alterações no binómio complexidade /eficácia dos tratamentos médicos. No processo de assegurar o acesso aos medicamentos, e garantir a execução integral da assistência farmacêutica, a Organização Mundial de Saúde desenvolveu Indicadores do Uso de Medicamentos que permitem descrever e avaliar os aspectos que afectam a prática farmacêutica. Qualquer limitação na gestão da farmácia e particularmente dos stocks contribui para que ocorra um ineficaz uso dos recursos com particular ênfase para os financeiros. Tal facto sublinha a necessidade de se dispor de uma capacidade de gestão que permita garantir através da eficiência e eficácia dos serviços farmacêuticos a excelência na qualidade de prestação dos serviços de saúde.