Avaliação do conhecimento dos profissionais de saúde sobre a cardiomiopatia periparto na +area de saude do Hospital Geral José Macamo na cidade de Maputo
Ano de publicação: 2019
Teses e dissertações em Português apresentado à Uniersidade Eduardo Momdlane para obtenção do título de Mestre. Orientador: Humberto Muquimgue
A cardiomiopatia periparto (CMPP) é um distúrbio de patogénese pouco conhecida, na qual ocorre uma disfunção do ventrículo esquerdo associado a sintomas de insuficiência cardíaca, no último mês da gestação até 6 meses pós-parto em uma mulher previamente saudável.
OBJECTIVO:
Avaliar o conhecimento dos profissionais de saúde sobre a CMPP na área de saúde do Hospital Geral José Macamo na Cidade de Maputo.MÉTODOS:
Estudo quantitativo, descritivo e transversal. Entrevistados 47 profissionais de sáude de 10 centros de saúde por meio de um questionário com perguntas fechadas e um caso clínico. Dados processados e analisados no SPSS versão 20.RESULTADOS:
36 profissionais do sexo feminino, idade média de 34± 9.14 anos, enfermeiras de SMI, nível médio e 2-5 anos de experiência. 55,3% Desconhecia a CMPP, 74,4% desconhecia o período de surgimento da CMPP, mais que 50% desconhecia a causa, a clínica e o meio de diagnóstico da CMPP. O conhecimento esteve relacionado com a categoria profissional (p=0,001) e não se encontrou diferença estatísticamente significativa entre o conhecimento de CMPP e a idade, sexo ou o número de anos de experiência.CONCLUSÕES:
Os profissionais de saúde não possuem conhecimentos sobre a CMPP sendo que a minoria possui conhecimentos tácitos. Mais da metade dos profissionais não reconhecia a CMPP por meio de um caso clínico.O conhecimento esteve relacionado com a categoria profissional:
médicos e técnicos de medicina geral.
Peripartum cardiomyopathy (PPCM) is a rare pathogenesis disorder in which left ventricular dysfunction associated with symptoms of heart failure occurs in the last month of pregnancy up to 6 months postpartum in a previously healthy woman.