Interpretações e práticas tradicionais em torno de asma na Provincia de Nampula, nos distritos de Moma, Nacala-a-Velha e Nampula
Ano de publicação: 2018
Asma é um problema de Saúde Pública Mundial. Em Moçambique asma tem o seu peso na mortalidade de 13.3% das Crianças e Adolescentes. A OMS, em 2008, estimou que, no País ocorrem 229 mortes em cada 100.000 pessoas por doenças respiratórias crónicas (Silva Matos e Beran, 2012).
Este problema ainda não tem uma solução de cura a nível da medicina convencional (apenas existem medicamentos para controlar as crises da doença). Em contrapartida há relatos de que a mesma pode ser curável a medicina tradicional com base nas plantas medicinais (Jansen e Mendes, 1991 (tomos 3 e 4).
Foi com base nisto que a Bioética recomendou a necessidade de triangulação metodológica no estudo (combinar com métodos qualitativos) no sentido de se captar a perspectiva social e cultural de asma (Interpretações/percepções e práticas tradicionais relacionados com a doença de asma com vista o obter uma visão mais complexa e profunda do problema de asma como defende Minayo (2006).
Para a realização deste estudo foi seguida uma abordagem metodológica holística que combina diferentes técnicas de Pesquisa de natureza qualitativa. Esta abordagem metodológica tem sido aplicada para estudar percepções e práticas dos actores individuais e colectivos envolvidos em actividades ou programas no âmbito da Saúde. Os métodos incluíram a realização de entrevistas semi-estruturadas, a própria observação directa, os grupos focais de discussão com vista a aproveitar/explorar o potencial de cada um para além das conversas informais nos distritos de Moma, Nacala-a-Velha e cidade de Nampula. O uso e combinação de diferentes técnicas de investigação social qualitativas permitiram captar a significação social que é dada pelos indivíduos em volta da temática em estudo.
A variação geográfica dos locais do estudo deve-se a 3 razões nomeadamente; a existência de maior número de PMTs, que tratam problemas de asma nestes distritos (DNMTA, 2012-2015), aliado a existência de matas com respectivas plantas medicinais usadas para o tratamento de asma o que permitiu recolher-se amostras com vista a recomendar a realização de outros estudos do âmbito fitoquimico, assim como a necessidade de fornecer uma visão geral da diversidade étnica, da estrutura sócio cultural e da situação das percepções e/ou interpretações e práticas tradicionais em torno do problema de Asma no Contexto de Nampula.