Situação da desnutrição aguda na província de Cabo Delgado
Situation of acute malnutrition in Cabo Delgado province
Ano de publicação: 2021
Quão Grave, Quantos e Quando? Nas 16 unidades de análise consideradas na Província de Cabo Delgado, ao total, estima-se que cerca de 75,000 crianças com idade entre 6-59 meses sofrem e poderão sofrer da desnutrição aguda nos próximos 12 meses e, por consequente, necessitam e necessitarão de tratamento. Em termos de gravidade da situação, no período de Outubro de 2020 a Março de 2021, correspondente a época sazonal onde o inquérito foi realizado (Fevereiro 2021), 8 distritos e 2 centros de acolhimento de IDPs foram classificados em Fase de Alerta (Fase 2 de IPC DA), 5 distritos e 1 centro de acolhimento de IDPs classificados em Fase Aceitável (Fase 1 de IPC DA). Análises de projecção da situação indicam que, para o período de Abril a Setembro de 2021, nos distritos com acesso humanitário limitado ou sem acesso, até o final do período de projecção, é provável que a situação deteriore-se até a Fase Crítica (Fase 4 de IPC DA) em 1 distrito e à Fase Grave (Fase 3 de IPC DA) em 3 distritos, Fase de Alerta em 4 distritos e, nos 4 restantes distritos e nos 3 centros de acolhimento de IDPs, apesar de provável deterioração, poderão manter-se na mesma Fase em relação ao período inicial. Para o segundo período de projecção, que vai de Outubro de 2021 a Janeiro de 2022, projecta-se uma continuidade na deterioração da situação, podendo 2 distritos com acesso humanitário limitado ou sem acesso, passar para a Fase Crítica, 1 distrito poderá permanecer na mesma Fase Crítica em relação a projecção anterior, 6 novos distritos poderão passar para a Fase Grave, 1 centro de acolhimento poderá passar para a Fase de Alerta, e as restantes unidades de análise, embora possa a situação possa deteriorar-se, são prováveis de manter-se nas mesmas Fases em relação a projecção anterior.
Onde:
No primeiro período de projecção, todos os distritos com acesso humanitário limitado ou sem acesso poderão ser os mais afectados.São eles:
o distrito de Palma que poderá deteriorar até a Fase Crítica e os distritos de Macomia, Quissanga e Nangade que poderão passar para Fase Grave. No segundo período de projecção, Macomia e Quissanga são os distritos que poderão passar para uma Fase Crítica e Palma que poderá permanecer na Fase Crítica em relação a primeira projecção. Chiúre, Ibo, Mecúfi, Mueda, Muidumbe e Meluco, são os que poderão passar a Fase Crítica.Porquê:
A maioria dos principais factores contribuintes para a desnutrição aguda são comuns nas diferentes unidades de análise. O conflicto armado como um choque não usual destaca-se nas áreas com acesso humanitário limitado que levou à destruição das infraestruturas de saúde e disfuncionamento dos sistemas de saúde, ao deslocamento massivo de pessoas como nunca observado antes, destruição dos modos de vida dos IDPs e da população ainda residente. A insegurança compromete a provisão de serviços de saúde e nutrição, quer como rotina, assim como parte assistência humanitária às populações que ainda vivem nessas áreas. Por outro lado, a insegurança alimentar aguda (situação de Crise alimentar) nos agregados familiares, qualidade e quantidade no consumo alimentar das crianças muito baixo, fraco acesso à fontes de água potável e a saneamento melhorado, principalmente nos distritos, os indicadores de saúde e nutrição mostraram-se baixos na altura em que o inquérito foi realizado: prevalências elevadas de doenças infecciosas nas crianças, muitas crianças com desnutrição aguda na comunidade não tem acesso ao tratamento, altos níveis de analfabetismo em mulheres.
Desnutrição, Desnutrição Aguda Grave, Moçambique, Diarreia, Desnutrição Aguda Grave/diagnóstico, Alimentos/estatística & dados numéricos, Desnutrição Aguda Grave/epidemiologia, Desnutrição Aguda Grave/prevenção & controle, Moçambique/epidemiologia, Assistência Alimentar/estatística & dados numéricos, Transtornos da Nutrição Infantil/tratamento farmacológico