Expectativas sobre socialização de crianças entre 6 e 11 anos de idade em dois contextos urbanos em Moçambique
Socialization expectations of children between 6 and 11 years of age in two urban contexts in Mozambique
Ano de publicação: 2022
Teses e dissertações em Português apresentado à Universidade federal de santa catarina. Centro de filosofia e ciências humanas. Programa de pós-graduação em psicologia para obtenção do título de Mestre. Orientador: Vieira, Mauro Luís
A psicologia de desenvolvimento ocupa-se em conhecer como ocorre o processo de desenvolvimento humano. O conhecimento de sistemas de crenças parentais metas de de socialização na educação de crianças contribui para uma maior compreensão desenvolvimento infantil. O objetivo geral desta tese foi de analisar as concepções maternas sobre expectativas de socialização de crianças de 6 a 11 anos de idade em dois contextos urbanos em Moçambique. É um estudo de natureza misto exploratório e sequencial constituído por três artigos científicos. O artigo 1 teve como objetivo apresentar uma revisão integrativa das metas de socialização parentais para crianças em diferentes contextos. Utilizou-se a busca dos estudos, nas seguintes bases de dados: Portal da Capes, Scielo Brasil, Google Acadêmico, consulta à plataforma Lattes com os descritores “metas de socialização”, “desenvolvimento infantil “e “parentalidade”. Constatou-se que as metas de socialização diferem em função do contexto, com tendência de predominância do modelo “relacional” para o contexto com características não-urbanas e modelo “autonomia” para contexto com características urbanas. O artigo 2 teve como objetivo compreender a associação entre valores culturais, metas de socialização e crenças parentais e o contexto de vida (rural e urbano) de uma amostra de mães moçambicanas. Participaram do estudo 100 mães, sendo 48 da zona urbana e 52 da zona periurbana da cidade de Quelimane, em Moçambique.
Responderam aos seguintes instrumentos:
Questionário sociodemográfico, Escala de crenças parentais e Escala de Metas de Socialização. A partir da análise dos resultados, constatou-se que no contexto urbano as mães apresentaram médias maiores na dimensão autonomia do que a interdependência em suas crenças sobre práticas assim como em metas de socialização. Por outro lado, as mães do contexto peri-urbano apresentaram médias maiores da dimensão de interdependência do que a autonomia, tanto em suas crenças sobre práticas quanto em suas metas de socialização. O artigo 3 teve como objetivo investigar as expectativas maternas com relação às metas de socialização de crianças em dois contextos urbanos de Moçambique. Participaram do estudo 6 mães, sendo 3 do contexto urbano e 3 do contexto peri-urbano. Responderam a um roteiro de entrevista semiestruturada. Constatou-se que para o contexto urbano, existe uma tendência de construção de metas de socialização voltadas para independência e no contexto peri-urbano há uma tendência de metas de socialização voltadas mais para a interdependência. O conhecimento adquirido sobre expectativas maternas de socialização em crianças permitirá compreender de que forma é estabelecida a vida cotidiana das crianças, e como se expressa em hábitos de cuidado rotineiros tomando em conta o ambiente em que a criança vive podendo influenciar na elaboração de políticas públicas que visam a promoção de práticas saúdaveis de desenvolvimento humano.
Developmental psychology is concerned with knowing how the human development process occurs. The knowledge of child development contributes to the improvement of parental belief systems and consequently in child socialization goals. The aim of this thesis is to analyze maternal conceptions about socialization expectations of children aged 6 to 11 years old in two urban contexts in Mozambique. It is a mixed exploratory and sequential study consisting of three scientific articles. Article 1 aimed to present an integrative review of parental socialization goals for children living in different contexts. We used a search tool for studies, the Capes database, Scielo Brasil, Google Academic, and Lattes Platform with the descriptors “socialization goals”, “child development” and “parenting”. It was found that the socialization goals differ depending on the context, with a predominance of the “relational” model for the context with non-urban characteristics and the “autonomy” model for the context with urban characteristics. Article 2 aimed to understand the association between cultural values, socialization goals and parental beliefs and the life context (rural and urban) of a sample of Mozambican mothers. A total of 100 mothers participated in the study, 48 from the urban area and 52 from the peri-urban area of Quelimane city, in Mozambique.