Fatores de risco para lesões cervicais e câncer cervical em Mulheres com diagnóstico citológico de células escamosas Atípicas, maputo-moçambique, 2013 - 2015
Risk factors for cervical lesions and cervical cancer in women with cytological diagnosis of atypical squamous cells, maputo-mozambique, 2013 - 2015

Ano de publicação: 2017
Teses e dissertações em Inglês apresentado à Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará para obtenção do título de Mestre. Orientador: Carvalho, Francisco Herlânio Costa

Introdução:

O diagnóstico e o rastreamento das lesões cervicais são de suma importância. O método padrão de rastreamento do câncer do colo do útero e de suas lesões precursoras é o exame citológico pelo método de Papanicolaou.

Objetivos:

Estimar a prevalência das lesões cervicais de baixo e alto grau e câncer cervical em mulheres com diagnóstico citológico de células escamosas atípicas, verificar a influência dos agentes etiológicos de doenças com a presença das lesões cervicais e câncer cervical.

Método:

estudo transversal com abordagem quantitativa, coleta de dados retrospectiva, realizado no Departamento de ginecologia e obstetrícia, e no serviço de anatomia patológica do Hospital Central de Maputo, em Moçambique. Foram estudados 358 prontuários de Janeiro de 2013 a Dezembro de 2015 de mulheres com diagnóstico citológico de células escamosas atípicas. Considerouse como estatisticamente significante as variáveis p<0,05, calculou se a frequência de diagnósticos com seus respectivos intervalos de confiança (IC95%). A presença das lesões e o grau de associação entre as variáveis dependentes e independentes foi verificada através do cálculo do coeficiente de correlação de Pearson e razão de prevalência (RP).

Resultados:

a média da idade foi de 38,1 anos, mediana 36,6 e o desvio padrão de 12,3. A idade variou entre 17 a 71 anos. A prevalência das lesões cervicais foi de 153 casos (63%), sendo lesão de baixo grau (NIC I) 50 (32,7%) e lesão de alto grau /carcinoma invasor (NIC 2+) 103 (67,3%).

Os fatores de risco associados às lesões cervicais e câncer cervical foram:

idade (40-49) (P=0,001), profissão (doméstica) (P=0,016), Paridade (+de 5) (P=0,001), menopausa (P=0,001), HPV (P=0,001), e Tricomonas vaginalis (P=0,001).

Conclusão:

A prevalência das lesões cervicais de alto grau em mulheres com diagnóstico citológico de células escamosas atípicas foi alta.

Os fatores de risco associados às lesões cervicais mais severas em pacientes com citologia de células escamosas atípicas foram:

idade paridade, profissão, menopausa. Os agentes etiológicos de doenças que influenciaram no desenvolvimento das lesões cervicais e câncer cervical foram o HPV e Tricomonas vaginalis.

Mais relacionados