Análise da prevalência de HIV em mulheres grávidas de moçambique (2001‐2007)
Analysis of HIV prevalence in pregnant women in mozambique (2001-2007)Analysis of HIV prevalence in pregnant women in Mozambique (2001-2007)

Ano de publicação: 2010
Teses e dissertações em Português apresentado à Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, Departamento de Informática para obtenção do título de Doutor. Orientador: Falcão, André Osório Cruz de Azerêdo

A Vigilância Epidemiológica do HIV‐SIDA, permite conhecer diferentes aspectos relacionados à distribuição e à disseminação da infecção pelo HIV. Dados obtidos por estes estudos são de fundamental importância para definir programas de prevenção e controle desta doença. Neste trabalho são analisados dados obtidos de 36 Postos Sentinela, distribuídos por todo o pais, nos anos de 2001, 2002, 2004 e 2007. O objectivo deste trabalho é descrever a variação temporal da progressão da epidemia do HIV e estimar a evolução espacial da doença através de uma análise de tendências.

Para proceder a análise foi necessário:

filtrar a base de dados, eliminando ruídos aí contidos; combinar dados de fontes diferentes numa única base de dados; seleccionar variáveis de interesse para este trabalho; transformar os dados em formatos apropriados; extrair padrões de interesse; e por fim usar técnicas de visualização, a fim de apresentar o conhecimento extraído. Os dados mostram uma diversidade regional dos cenários da prevalência do HIV e suas tendências. Enquanto as regiões Norte e Centro apresentam uma tendência estacionária, a região Sul continua registar uma tendência de crescimento da epidemia. As tendências regionais reproduzem‐se a nível provincial, embora algumas províncias registem uma aparente diminuição da prevalência. As taxas de prevalências nas zonas transfronteiriças apresentam uma continuidade com as taxas de prevalência em regiões adjacentes de outros países. Factores regionais e zonas fronteiriças dão a percepção de contribuir para os altos níveis de HIV‐SIDA. O aumento do conhecimento e alteração dos comportamentos individuais e sociais são essenciais para a prevenção do HIV e subversão da actual tendência de agravamento. Este trabalho desenvolve um modelo de previsão da seroprevalencia baseado em redes neuronais artificiais que prevê a redução das taxas de prevalência em todo o país, excepto os cornos das províncias de Niassa e Tete.

Mais relacionados