Promoção da qualidade, controle de infecção e avaliação de indicadores de resultados no Hospital Central de Maputo em Moçambique
Quality promotion, infection control and endpoint result evaluation in the Hospital Central de Maputo in Mozambique
Ano de publicação: 2014
Teses e dissertações em Inglês apresentado à Universidade Estadual de Campinas para obtenção do título de Doutor. Orientador:
As condições econômicas e sociais encontradas na maior parte da África sub-Saariana são refletidas na qualidade da assistência à saúde. A melhora das condições de assistência ambulatorial e médico-hospitalar, neste contexto, envolve a capacitação do capital humano, isto é, treinamento e formação de profissionais, e alocação de recursos para insumos e infraestrutura. Dadas às limitações econômicas e técnicas do continente, essas ações costumam ser viabilizadas por ações cooperativas entre governos e instituições locais e estrangeiras. No Hospital Central de Maputo (HCM), em cooperação com o Ministério da Saúde de Moçambique (MSM), a Unicamp desenvolveu um projeto de pesquisa visando à identificação de necessidades de infraestrutura hospitalar e capacitação profissional com vistas a melhorar as taxas de infecção hospitalar e a qualidade à assistência em geral.